MELPHIS FM

Notícias

Governo lança Banco Nacional de Celulares com Restrição para combater roubos e furtos no país
Carlos Artur Quinta-Feira, 25 de Junho de 2026

Governo lança Banco Nacional de Celulares com Restrição para combater roubos e furtos no país

O governo federal lancou um novo banco de dados com o objetivo de combater o roubo e o furto de celulares no pais. A base nacional vai armazenar e gerenciar informacões sobre dispositivos moveis que possuam restricões decorrentes desses crimes. De acordo com o decreto publicado no Diário Oficial da União, a medida fortalece a atuacão integrada dos orgãos de seguranca publica.

A iniciativa visa enfrentar os crimes que envolvem celulares de forma ampla, englobando não apenas o roubo em si, mas tambem a receptacão e a venda ilegal dos aparelhos, alem de facilitar a devolucão do dispositivo ao proprietário. O Banco Nacional de Celulares com Restricão será administrado pela Secretaria de Seguranca Publica do Ministerio da Justica e Seguranca Publica.

A nova plataforma substitui o antigo Cadastro Nacional de Celulares com Restricão. Todos os registros já existentes serão transferidos automaticamente para o novo sistema. De acordo com o Ministerio da Justica, a base já conta com mais de 3,3 milhões de informacões de aparelhos que estão aptos a serem recuperados.

Tag

Compartilhe